Desde que conheço o Illustrator ele possui o recurso das smart guides. Elas são linhas dinâmicas que auxiliam o designer na hora de alinhar objetos, movê-los, e em uma série de outras funções. Com traços semelhantes às linhas guias, a smart guide lhe informa se você está sobre um objeto, se está sobre um de seus pontos de ancoragem, se está no centro do objeto, se ao arrastar um objeto ele encostou na intercessão de outro, etc. Hoje até mesmo o CorelDraw possui este recurso, nomeado de linhas-guia dinâmicas.
Para acionar as smart guides ou desabilitar o recurso, basta apertar Ctrl+U (ou vá a View>Smart Guides, mas com o atalho é bem melhor). Apenas lembre-se de que você pode acioná-las ou escondê-las com uma simples combinação de botões. Eu vejo vários designers esquecendo-se disto, e tornando as smart guides hora um recurso benéfico, hora uma pedra no sapato. É comum você querer mover um objeto para uma posição qualquer e a smart guide atrapalhar, arrastando o objeto para uma oura posição dentro de um ângulo reto (0°, 90°, 180°, etc.) com a localização anterior. Elas também atrapalham na hora de editar um texto qualquer que está dentro de uma caixa de texto, pois quando selecionar um objeto, as smart guides realça os contornos do objeto (neste caso, realçaria todas as letras).
Abaixo, alguns recursos úteis para as smart guides.
- Arrastar e duplicar objetos: Se você quer arrastar um objeto, no Illustrator, basta segurá-lo com o mouse e arrastá-lo para outra posição. No entanto, se você quiser arrastá-lo para outra posição exatamente horizontal, vertical ou diagonal em relação à posição original do objeto, terá duas opções: ou arrasta o objeto mantendo a tecla Shift apertada, ou arrasta o objeto com as smart guides acionadas (ela mostrará qual o ângulo em que o objeto está sendo movido). Para clonar/duplicar um objeto no Illustrator, basta arrastá-lo com o Alt apertado, desta forma, siga o que foi dito acima, mas com a tecla Alt apertada.
- Precisão ao criar objetos: As smart guides mostram se você está sobre um objeto, sobre seu centro, sobre um de seus pontos de ancoragem (como as arestas de um quadrado), além de mostrar todo o contorno do objeto (mesmo se ele não tiver nem preenchimento e nem contorno). Desta forma, ao criar objetos você poderá usar outros objetos como parâmetro. As smart guides consideram o artboard como um objeto à parte, por isso ele “gruda” o mouse no contorno do artboard assim como faria com um objeto qualquer no documento.
- Criando pontos e cortando contornos: Se você quiser criar um novo ponto de ancoragem em um objeto, terá que clicar exatamente em cima de seu contorno (o atalho para a ferramenta que cria pontos é "+"), da mesma forma que para cortar uma linha terá que clicar com a ferramenta Cut/Tesoura (atalho C) exatamente sobre a linha. Manter as smart guides acionadas, nestas ocasiões, facilitará enormemente seu trabalho, principalmente se você está trabalhando com um zoom pequeno, ou se tiver alguns graus de miopia.
2 comments:
Ótimo site!
Muito obrigada, a dica do ilustrator foi muito util !!!!
Post a Comment