10 August 2008

Alinhamento e Distribuição

Para o bem ou para o mal, o Illustrator não é um programa 100% intuitivo. Talvez 50%, mas confesso que esta estimativa é um chute. O alinhamento é uma demonstração clara disso. Alinhar com o Illustrator, é metade intuitivo e metade não. A paleta Align (atalho Shift+F7) possui botões auto-explicativos, já que ostentam desenhos que mostram claramente o que cada botão faz.

A grande dúvida dos novatos no programa é que quando você manda alinhar vários objetos, todos eles se deslocam. Na grande maioria dos casos você não quer que todos se desloquem, mas sim que um deles fiquei no lugar, que seja a âncora a partir da qual os demais objetos serão alinhados. Faça um teste. Crie dois objetos, selecione os dois e mande alinhar.

O segredo está em, depois de selecionar os objetos que serão alinhados, dar um outro clique (um clique simples) naquele que você deseja que fiquei estático. Todos os outros serão alinhados a partir deste último objeto clicado. (Uma pequena curiosidade: eu sempre segurava o Alt para clicar neste último objeto. Acredito que seja uma falha na minha aprendizagem.)


O painel/menu flutuante Align possui outras opções que vem, por padrão, escondidas. No canto superior esquerdo da paleta Align existe um botão que mostra outras opções. Deixe habilitada a opção “Show Options” para aparecer as opções de distribuição de objetos e o botão para alinhar pela página. Alinhar pela página é algo extremamente essencial no andamento dos trabalhos.

Nota: É inevitável manter alguns vícios quando se trata de design. Por ter aprendido o Adobe Illustrator na versão 9, e me aprofundado em suas ferramentas na versão 10, não utilizo Control, implantado, se não me engano, na versão 13 (CS3). O Control é uma barra que fica na parte superior da tela (mostre-a ou esconda-a em Window>Control), como no Adobe Photoshop, e que une, de maneira inteligente, todas as opções de ferramentas que o programa interpreta que você provavelmente utilizará (na linguagem do Corel, diz-se "barra de propriedades sensível ao contexto"). Dito isso, ao selecionar mais de um objeto, aparecerá na barra Control as opções de alinhamento, sem ser necessário recorrer à paleta Align.


Se sua paleta Align estiver com todas as opções à mostra, você encontrará o Distribute Spacing. Ele serve para determinar a distância entre diversos objetos. Existe duas formas de se fazer isto: com espaços automáticos ou determinados. O espaço automático é quando você tem diversos objetos e quer que o programa deixe o espaço vertical e/ou horizontal entre eles exatamente igual. Basta selecionar os objetos a serem distribuídos, deixar a opção “Auto” ativada e clicar no botão apropriado (Vertical Ditribute Space ou Vertical Ditribute Space).

Espaços determinados funcionam para que a distância entre os objetos seja uma distância específica determinada por você. Neste caso, após selecionar os objetos a serem distribuídos, é necessário determinar o objeto-chave, que não se moverá. Depois digite a distância que você quer entre eles (no espaço dentro do painel) e clique no botão apropriado. Você também pode distribuir objetos com a opção Align to Artboard ativada, para que os objetos sejam distribuídos com base na página (Artboard).

 

Nota: Uma das maiores críticas que o Adobe Illustrator sofre dos fãs do CorelDraw é a inexistência de botões de atalho para se alinhar objetos, o que tornaria o trabalho muito mais rápido. O Corel possui atalhos rápidos e simples para alinhar (C para centralizar na página, B para ir para a base da página ou do último objeto selecionado, etc.), enquanto no Illustrator nem mesmo é possível criar um atalho para isto, já que os atalhos personalizados funcionam com as opções encontradas nos menus – e o Align é uma paleta. A única forma de fazer isto é criando uma ação para cada botão da paleta Align (particularmente, acredito que a opção deveria vir junto com o programa, possibilitando que designers novatos ganhassem agilidade logo no início do aprendizado e que aqueles que sabem criar ações não tivessem que criá-las cada vez que troca de máquina).

Link do Dia: Porfólio de Samuel Casal, meu maior ídolo na ilustração vetorial.

No comments: