10 August 2008

Introdução: Ilustre Illustrator

Tenho duas grandes manias: a primeira é aprender as coisas tardiamente, e a segunda é pesquisar a fundo tudo o que me interessa. Digo isso porque aprendi a usar o CorelDraw depois de todos os pretensos futuros designers que conheci na faculdade. Quando todos já dominavam as ferramentas básicas do programa gráfico mais famoso no Brasil, eu ainda engatinhava tentando aprender por conta própria. Por fim gostei do ofício, e desta forma me aprofundei no notório “Coréu”. Mas não tem como fugir, todos os designers, micreiros, diretores de arte, etc. escutam incontáveis vezes que o Adobe Illustrator é melhor que o CorelDraw. “O Corel é para amadores” dizem alguns, “O Illustrator é da Adobe” justificam outros. E como todos os designers que começam com o CorelDraw, eu defendia fervorosamente minha ferramenta de trabalho. “O Illustrator é complexo demais”, “o Corel supre minhas necessidades”, “Pra quê vou aprender a utilizar outro programa pra fazer exatamente o que eu já faço?”, são algumas das frases que aprendemos por osmose, e que eu mesmo repeti incansavelmente.

Até que tive que utilizar o Illustrator. Nascia ai um caso de paixão e adoração.

Não foi uma aprendizagem fácil. Acostumado com o Corel (que é em português) e viciado em sua forma de viciar os designers, muitas vezes me via procurando as ferramentas de um programa em outro, apertando atalhos errados, entre outros tropeços que tornavam meu trabalho moroso e truncado. 

Mas é inevitável. Acredito que todos os conhecedores dos dois programas concordam que o Illusrator vence o CorelDraw em muitos e muitos pontos. Existem pontos fortes nos dois programas, é claro, mas o Illustrator é bem melhor. Tenho a segurança de falar como quem já trabalhou anos com os dois programas, além de conhecer outros semelhantes. 

A idéia do blog veio por dois motivos. O primeiro foi a comodidade de não ter que ensinar a mesma coisa incontáveis vezes para todos os que, como eu, se encantam pelo Illustrator. Ao longo dos últimos 3 anos ensinei muitas pessoas a utilizar o programa, principalmente pelo Messenger. O segundo motivo é aprimorar ainda mais meu conhecimento com o programa. Acredito que blogando aqui o conhecimento que adquiri na prática, possa lapidar ainda mais minha habilidade com o Illustrator. 

Espero que vocês se apaixonem pelo programa tanto quanto eu. 

P.S.: Dedico este blog a Washington Costa, meu primeiro professor na utilização do Adobe Illustrator.

No comments: